sábado, 6 de fevereiro de 2010

Processo e Coreografia de WE CAGE

A coreografia WE CAGE é inspirada na obra "Variations V" (1965) de Merce Cunningham e John Cage. Estudando essa obra, considerada históricamente a primeira envolvendo dança e tecnologia analisamos as relações do corpo movimento e tecnologias possíveis na época ali envolvidas. Como a utilização de aparatos tecnológicos/sensores que permitiam a alteração do ambiente através da movimentação do bailarino no espaço. A investigação nos levou ao aprofundamento diante da fascinante contribuição desses dois artistas geniais e generosos.
Para a construção de WE CAGE escolhemos o seguinte caminho: Aplicação de procedimentos aleatórios/sorteios que nos levassem a perda de controle da coreografia, som e imagens. Em termos coreográficos foi necessário criar esse "algo" a ser sorteado: vocabulário de movimento. O movimento e suas próprias implicações no espaçotempo norteiam o propósito da pesquisa. Pensar em espaço e deslocamento dançando como? Foram elencados sete parâmetros para a produção desses movimentos criados em colaboração coreógrafa/bailarinas: peso, deslocamento,release, mudança de direção,inclinar, de baixo pra cima e torção.
Em termos espaciais Merce foi grande contestador da perspectiva cênica e sempre se importou com a posição do bailarino no espaço chegando dar a ele a autonomia na escolha da região espacial onde a coreografia seria executada. Inicialmente adotamos um mapa espacial que depois de certo tempo caiu em desuso devida a constatação da importância dada ao centro do espaço. Em seguida adotamos novo mapa que valorizava o palco como um todo sem hierarquias. Com vocabulário de movimento apontado e mapa espacial, nos especializamos em vários tipos de sorteios para gerar a coreografia. Sempre que lia sobre o emprego dos sorteios nas coreografias de Merce imaginava que se sorteava tudo poucos minutos antes da apresentação. Mas não é bem assim. Os sorteios ganham alta complexidade exigindo do bailarino estudos e treinamentos anteriores a sua execução. Uma das opções de WE CAGE para gerar os sorteios foi a utilização do computador. Através do software MAX MSP foram desenvolvidas programações exclusivas para esse fim.

"O acaso é também uma forma de disciplina do ego para libertar-nos de nossos gostos e preferências permitindo-nos experimentar coisas de que não gostamos e mudar nossa mente" (John Cage)

Por Carmen Jorge, diretora e coreógrafa de WE CAGE

2 comentários:

  1. Trabalho importante. Parabéns! fiquei curiosa, instigada!

    ResponderExcluir
  2. Acho super importante tbm esse olhar atento e atualizado para a obra do Cunningham! Parabéns a toda a equipe! Tentarei assistir ao ensaio aberto!

    ResponderExcluir